Multivitamínicos: mitos e verdades

Nem sempre é fácil manter uma alimentação equilibrada, variada e rica em nutrientes. Por isso, é importante ter várias fontes de vitaminas e minerais, para garantir o melhor funcionamento do organismo. Como por exemplo, através da toma de um multivitamínico. Descubra alguns dos seus mitos e verdades.

Estar em casa fez-nos descobrir o nosso lado de cozinheiro e as maravilhas de fazer pão caseiro e bolachas para comer ao lanche. É certo que algo que nos adoce o paladar é sempre bem-vindo, mas manter uma alimentação saudável e equilibrada é muito importante agora que estamos confinados à nossa casa.

Por vezes encontramos alguns desafios que nos dificultam continuar a viver o nosso dia a dia ao máximo, e nestes casos os multivitamínicos podem ajudar.

Surgem, naturalmente, algumas dúvidas associadas à toma de multivitamínicos. Como tal, vamos ajudá-lo a clarificar alguns dos mitos e verdades sobre estes suplementos alimentares:

As vitaminas fazem engordar
MITO. As vitaminas não têm calorias, como tal, não engordam. As vitaminas do complexo B aumentam o apetite, fazendo com que as pessoas comam mais e, por sua vez, ganhem peso. No entanto, algumas fórmulas são adaptadas para que o efeito de aumento de apetite não aconteça, como é o caso de Viterra Mulher e Viterra Homem.

Suplementos alimentares podem beneficiar pessoas com regimes alimentares vegetarianos
VERDADE. É possível que entre outras questões, um regime alimentar vegetariano pode levar à carência de algumas vitaminas, como é o caso da vitamina B12. Neste caso, e após consulta com médico especialista, a fórmula certa de multivitamínico pode ajudar a equilibrar as carências identificadas.

Crianças não podem tomar multivitamínicos
MITO. Existem no mercado multivitamínicos adaptados às necessidades de crianças. Em conjunto com uma dieta saudável e exercício físico, estes multivitamínicos podem fornecer os nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. Antes de optar por um destes produtos, é importante consultar um médico especialista, eventualmente optando por uma rotina que reforce o aporte nutricional com este tipo de multivitamínicos, de forma a suprimir a carência de algumas vitaminas e minerais.

Consumir multivitamínicos pode dar energia
VERDADE. Normalmente o ritmo agitado com que vivemos o dia a dia, acaba por esgotar as energias e acabamos por nos sentirmos bastante cansados. Por agora, parece que a falta de atividade fora de casa nos deixa menos enérgicos para enfrentar mais um novo dia. O consumo de algumas fórmulas de vitaminas e minerais, contribui para o normal metabolismo produtor de energia e também na redução do cansaço e fadiga, como é o caso de Viterra Magnésio Plus. A sua toma ajuda a ganhar energia para os momentos que todos adoramos viver.

Viterra é um suplemento alimentar. Para mais informações, consulte viterra.pt.