Livre a sua pele da dermatite atópica

Manchas vermelhas no corpo, comichão e secura são alguns dos sinais que pode apresentar se sofre de pele atópica. Descubra como pode tratar do problema e os cuidados a ter com a pele.

A dermatite atópica, ou eczema atópico, é um problema de pele que surge nas crianças, normalmente antes dos dois anos de idade, e que pode durar anos. Estima-se que em Portugal cerca de 20% das crianças é afetada. Em grande parte dos casos, melhora ou desaparece com a idade. Mas sabia que a genética influencia?

Apesar de a causa exata para o problema ser desconhecida, sabe-se que a genética é um fator importante. Quantos mais familiares diretos forem afetados por dermatite atópica, maiores são as probabilidades de sofrer da doença, uma vez que se pensa ser transmitida por via materna. Uma rotina de tratamentos e cuidados especiais podem ajudar a melhorar alguns sintomas do problema.

Os primeiros sintomas da dermatite atópica costumam aparecer na cara, nos bebés mais pequenos, e nas mãos, quando começam a ingerir mais alimentos e a tocar em objetos. Para além disso, também podem surgir nos tornozelos, joelhos, dobra do cotovelo, pulsos e ainda nas orelhas.

Para evitar que o problema se agrave, é importante que evite situações como: secura da pele, stress, ambiente demasiado aquecido e exposição prolongada à água.

Acha que alguém da família tem pele atópica ou suspeita que possa ter pele atópica? O primeiro passo é consultar um médico para o diagnóstico ser feito. Apesar de não existir uma cura para a doença, é possível implementar pequenos rituais, como a utilização de Caladryl Derma, que podem ser benéficos para a hidratação da pele de todos em casa, principalmente num momento em que a lavagem das mãos é ainda maior e estamos perante situações de maior stress.

 

 

Em casos de dermatite ativa, deve ser usado um creme de tratamento de ação local. Uma outra estratégia é usar produtos hidratantes sem perfume que vão ajudar a prolongar o tempo livre de eczemas. Não se esqueça que é importante manter cuidados diários com a pele durante todo o ano. No caso dos mais pequenos, existem algumas medidas de prevenção:

1. Mantenha as unhas do seu bebé curtas. Assim, vai evitar que se arranhe ao coçar e ainda diminuir a probabilidade de infeção
2. Dê um banho rápido e com água morna ao seu bebé e evite o uso em demasia de sabonetes
3. Aplique um hidratante neutro depois do banho antes que a água se evapore da pele

As dicas são para os mais novos, mas isso não significa que não as possa ter consigo. Aliás, os cuidados devem ser diários e para todos. Ninguém gosta de ter a pele seca ou atópica, por isso, combata esses problemas com os produtos certos.

Caladryl Derma Creme Ultra Hidratante é um dispositivo médico para o tratamento de sintomas de pele seca e com tendência atópica. Não usar durante crises agudas ou em lesões de eczema. Caladryl Derma Dermatite Atópica Eczema e Eczema Crianças e Bebés são dispositivos médicos para Eczema e pele atópica. Caladryl Derma Dermatite Atópica Eczema não está indicado para crianças com menos de 6 anos, Caladryl Derma Dermatite Atópica crianças e bebés não está indicado para crianças com menos de 8 semanas. Evitar contacto com os olhos. Apenas para uso externo e em pele sem feridas. Manterfora do alcance e vista das crianças. Leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização. Caladryl Derma Dermatite Atópica Creme de Lavagem Hidratante é um cosmético – este não é um produto de tratamento para a Dermatite Atópica. Este é um produto para o cuidado diário da pele com Dermatite Atópica.